OE2023: Governo sem ambição para combater empobrecimento

26 de outubro de 2022
Grupo Parlamentar

O PSD acusou hoje o primeiro-ministro e o Governo de apresentarem uma proposta de Orçamento do Estado para 2023 sem ambição para combater o empobrecimento.

Numa intervenção em plenário, na Assembleia da República, o presidente do grupo parlamentar, Joaquim Miranda Sarmento, acusou o primeiro-ministro de propor um Orçamento do Estado de estagnação económica. “O Governo cortou meia pensão a todos os pensionistas e reformados e apenas um quinto dos funcionários públicos não perde rendimento”, denunciou o líder parlamentar. 

Para o PSD o governo socialista não só não tem “ímpeto reformista” como mantém uma estratégia baseada na voracidade fiscal. “Os portugueses estão cada vez mais asfixiados por impostos, taxas e taxinhas. Na saúde é o caos, cada vez mais portugueses sem médicos de família. Na educação temos dezenas de milhares de jovens que não têm professores e os tribunais já nem sequer têm papel para imprimir as peças processuais”, afirmou Miranda Sarmento no debate sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2023. 

“Quando se atira dinheiro para cima de um problema, uma das duas coisas desaparece e raramente é o problema”, argumentou o presidente do grupo parlamentar do PSD, recordando a António Costa que o PS governou 20 anos nos últimos 27 e, quem trouxe a troika, em 2011, foram os socialistas.