OE 2024: é falso que os impostos baixem

31 de outubro de 2023
Grupo Parlamentar oe2024

O líder parlamentar, Miranda Sarmento acusou  o executivo socialista de empobrecer o país, de ser incapaz de fazer reformas ou mudanças estruturais, de só querer poder (mas “sem ser governo” ) e de enganar os portugueses sobre a descida de impostos.

Na intervenção de encerramento do debate na generalidade, do Orçamento do Estado para 2024, Joaquim Miranda Sarmento, defendeu que  “os Portugueses pagam impostos máximos para receberem, em troca, serviços públicos mínimos”. O líder parlamentar denunciou também os truques do governo de António Costa: “Quando a carga fiscal cresce, uma parcela maior de rendimento das famílias e empresas vai para pagar impostos e contribuições; uma parcela maior é subtraída ao rendimento. Afirmar, neste contexto, que os impostos baixam é pura mistificação, é falso. Os impostos não baixam se a parte de rendimento que a sociedade consagra aos impostos aumenta. Basta de ilusionismo”.
O líder parlamentar do PSD alertou ainda que Portugal é um país cada vez mais pobre:  em que o interior está cada vez mais desertificado e abandonado; onde metade dos Portugueses ganham menos de mil euros; onde 2 milhões de Portugueses, mesmo depois das prestações sociais, são pobres e onde 1 em cada 5 Portugueses que trabalham, ainda assim são pobres.