“O Governo socialista é o responsável pela brutal carga fiscal sobre os combustíveis”

15 de março de 2022
Grupo Parlamentar combustiveis

Afonso Oliveira acusa o Governo socialista de ser “o responsável pela brutal carga fiscal sobre os combustíveis”. No debate com o Ministro do Ambiente, o Vice-Presidente da bancada do PSD afirmou que o Governo aproveitou sempre o aumento do preço do crude nos mercados internacionais para aumentar a receita sobre os combustíveis, adiantando que o “Orçamento do Estado está a alimentar-se das dificuldades dos portugueses.”

Perante as dificuldades sentidas pelas famílias e empresas, refere o social-democrata, a escolha do Primeiro-Ministro foi sempre a de “encaixar mais impostos e nunca criar verdadeiras soluções que reduzissem a carga fiscal sobre os portugueses.”

Segundo Afonso Oliveira, a política fiscal seguida pelo Governo socialista “agravou o preço dos combustíveis” e permitiu ao Governo mais receitas para o Estado.

De seguida, Afonso Oliveira reconheceu que hoje estamos a sofrer um agravamento do preço dos combustíveis provocado pela invasão da Ucrânia pela Rússia de Putin. Contudo, adianta o social-democrata, estamos também a sofrer as consequências de “escolhas políticas do Governo que pioraram a vida dos portugueses” e que fazem com que “mais de metade do preço” do gasóleo e da gasolina sejam impostos.

A terminar, o parlamentar reiterou o desafio já feito pelo Presidente do PSD para que a redução do valor do ISP seja feita com base no preço médio de 2021 e não com base no valor do aumento extraordinário da receita de IVA a partir do preço atual.