Rui Rio: Governo está a “ganhar dinheiro” com a subida do preço do petróleo

7 de março de 2022
PSD psdmadeira 18congressopsdmadeira combustiveis guerranaucrania

Rui Rio critica o Governo por estar a “ganhar dinheiro” com o aumento do preço do petróleo, em consequência da guerra na Ucrânia.

Na sessão de encerramento do XVIII congresso do PSD/Madeira, no Funchal, este domingo, o Presidente social-democrata começou por recordar a promessa do Primeiro-Ministro a propósito dos combustíveis. “Face ao aumento do preço dos combustíveis, do qual na origem a responsabilidade está na pandemia e na guerra, mas depois a responsabilidade está na carga brutal que este Governo lançou sobre os combustíveis. Impunha-se que o Dr. António Costa pelo menos cumprisse aquilo que disse que ia fazer, quando aumentou o imposto sobre os combustíveis, e que disse que, quando o crude subisse, ele baixava o imposto. O crude já subiu e ele não baixou o imposto”, afirmou.

Para o líder do PSD, pior do que o incumprimento desta promessa, é o Executivo “estar a ganhar dinheiro” com a subida no preço dos combustíveis. “O Governo pode baixar os impostos. Pode, porque neste momento está a ganhar muito mais dinheiro do que aquilo que ganhava quando a gasolina e quando o petróleo estavam mais baratos. Não é justo nem honesto aquilo que está a fazer”, declarou.

No plano internacional, Rui Rio alertou para o recuo da globalização, assim como para “dois pontos fundamentais” decorrentes da guerra na Ucrânia: a necessidade de “estrangular” a economia da Rússia e, ao mesmo tempo, manter o diálogo com a Federação Russa.

“Por mais que ele não mereça uma palavra, infelizmente não se pode cortar o diálogo. (…) Mas manter um corredor de diálogo. Por mais que ele não mereça uma palavra, tal é o desprezo que penso que todos nós sentimos por ele, infelizmente não se pode cortar o diálogo, porque será pior para todos nós e até pior para muito povo russo”, salientou.

Rui Rio sustenta que “por mais que nos possa partir o coração”, “se ele [Vladimir Putin] não tiver saída possível, vamos todos sofrer uma consequência brutal e, por isso, nós temos de pôr a cabeça, a lógica, acima de tudo”.

Rui Rio explicou ainda que as sanções económicas que estão a ser impostas à Rússia vão ter consequências negativas para Portugal, desde logo o aumento da inflação e a perda de poder de compra. “A verdade é os portugueses têm de estar conscientes daquilo que todos nós também vamos ter de pagar por essas sanções, que temos de impor à Rússia e que são absolutamente fundamentais para o equilíbrio e para a paz mundial”, disse.

Os congressistas do PSD/Madeira cumpriram, de pé, um minuto de aplausos pela resistência ucraniana perante a invasão russa.