Mónica Quintela: PSD não desiste e vai voltar a apresentar propostas para reformar a Justiça

14 de abril de 2021
Grupo Parlamentar Justiça

O PSD vai atualizar e voltar a apresentar as suas propostas que visam concretizar uma verdadeira reforma da Justiça em Portugal. Em declarações à TSF, Mónica Quintela recordou que a preocupação do PSD com a necessidade de reformar a Justiça não surge na sequência da Operação Marquês, mas que já vem desde 2018. “O PSD já apresentou um documento aos principais intervenientes e atores políticos, em 2019, com as nossas propostas para toda a Justiça, para as diversas áreas onde há morosidade, onde não há transparência, onde é necessário impor uma sindicância”, recordou a deputada.

Apesar da intenção do PSD de reformar a Justiça não ter sido, nessa altura, acompanhada pelos restantes partidos, a deputada e Vice-Coordenadora do CEN para a área da Justiça recorda que o PSD não desistiu deste objetivo e está, neste momento, a atualizar o documento para o voltar a apresentar.
Mónica Quintela reitera mesmo as palavras do Presidente do PSD que considera que “a reforma da Justiça é a primeira das reformas estruturais que tem de ser feita”.

A social-democrata frisou ainda que é urgente inverter o atual cenário e que “não podemos ter um Estado a investigar desde 2005 com uma acusação a sair em 2017. Não é possível termos fugas cirúrgicas na praça pública, não é possível um processo estar em segredo de justiça, mas os arguidos terem conhecimento do que se passa nos processos através da leitura de jornais.”