Interior: Governo quer “tratar uma doença aguda com um Ben-u-ron 500”

4 de novembro de 2020
Grupo Parlamentar Orçamento do Estado 2021 Interior

Carlos Peixoto criticou o plano apresentado pelo Governo para a redução de 25% no valor das portagens das autoestradas do interior após a 8ª passagem. Na audição da Ministra da Ministra da Coesão Territorial, no debate do Orçamento do Estado para 2021, o deputado afirmou que este plano, que entra em vigor em janeiro de 2021, “é pobre em ambição e rico em migalhas”. “Quase que me apetece dizer que para fazerem isto era quase melhor estarem quietos. O Governo está a gastar dinheiro ao Estado com uma pequeníssima, absurda e quase ridícula redução das portagens e não resolve nenhum problema de fundo ou estrutural”, afirmou o Vice-Presidente da bancada do PSD. Para Carlos Peixoto, o Governo continua a “tratar uma doença aguda com um Ben-u-ron 500” e o ciclo vicioso persiste.
Com o Primeiro-Ministro e o Governo afirmarem que em fase de pandemia devemos ter políticas de contraciclo e que não é a pandemia que nos vai travar, o social-democrata recorda que, neste caso, é exatamente a pandemia a desculpa que o Governo dá para não fazer uma redução maior. “Ou seja, o interior é sempre o parente pobre do país”, afirma Carlos Peixoto, que lamenta que o Governo não crie nenhum estímulo à atração turística, à atração de pessoas e à mobilidade.

 

Sobre as declarações da Ministra da Coesão Territorial de que é difícil deslocalizar serviços que já existem, Carlos Peixoto frisou que a governante não foi nomeada para resolver coisas fáceis. “Não baixe os braços, não desista, não diga coisas destas”, apelou o deputado.
A terminar, o Vice da “bancada laranja” agradeceu ao executivo por ter “replicado” neste Orçamento a proposta do PSD para a deslocalização de novos serviços públicos para o interior, uma iniciativa que o PS tinha chumbado no Parlamento.
Isabel Lopes apelou à Ministra para que dê expressão ao nome do seu Ministério e que apresente resultados concretos ao nível da coesão territorial.

 

A deputada recordou à governante que o PSD apresentou um Projeto de Resolução que fazia várias recomendações ao Governo e à ANACOM, decorrentes da implementação do 5G, particularmente em territórios de baixa densidade populacional. “Este Projeto apresentava medidas concretas para a valorização do interior, para a coesão de Portugal, medidas para assegurar que o interior do país não ficasse de fora do 5G, como já ficou sem comunicações móveis, sem internet e sem TDT. Com o PS a chumbar esta iniciativa, Isabel Lopes questionou a Ministra sobre as medidas que o Governo está a tomar para concretizar este desígnio.

 

Comissão de Orçamento e Finanças em Audição com a Ministra da Coesão Territorial