Governo abandonou a agricultura e o mundo rural

11 de março de 2021
Grupo Parlamentar Agricultura prr

O PSD agendou um debate de urgência no Parlamento para discutir a situação do setor agrícola. No arranque do debate, Catarina Rocha Ferreira começou por justificar o agendamento, afirmando que “o mundo rural está órfão”. Segundo a Vice-Presidente da bancada do PSD, é com pesar que se constata que “este Governo abandonou a agricultura e o mundo rural”, algo que, de acordo com a deputada, ficou bem patente no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ao contrário do esperado, afirma a social-democrata, o PRR não representa uma esperança para a agricultura pois “foi apresentado através de um documento oco, quase vazio”, que mais parece uma lista de intenções, sem passado, nem futuro. “Não há uma única meta definida, não há um único objetivo, não há uma única análise custo-benefício.” Esta ausência de estratégia levou mesmo a deputada a questionar à Ministra se “quer ou não o país produzir mais e melhor? Quer ou não contribuir para a diminuição do défice da balança agroalimentar?Quer ou não exportar mais? Quer ou não manter produções de alimentos sustentáveis de elevada qualidade?”

Catarina Rocha Ferreira recordou ainda que este foi um dos setores que não parou durante a pandemia. Mas, perante esta capacidade de resiliência demonstrada pelo setor, a resposta da política pública na área agrícola e florestal foi um balde de água fria. "Foi de forma descoordenada, ineficaz, insuficiente, sem estratégia, nem sequer pensamento fundamentado, comprometendo a recuperação de um sector crucial no nosso país”, lamentou.

 

Governo oferece uma “mão cheia de nada” ao mundo rural

No encerramento do debate, Emília Cerqueira mostrou-se surpresa pela afirmação da Ministra da Agricultura de que o PRR não se aplica ao setor agrícola. A deputada sinalizou a total ausência do Ministério da Agricultura, adiantando que o que o Governo tem para oferecer ao mundo rural é uma “mão cheia de nada”.

Em sentido contrário, afirmou a coordenadora do PSD na Comissão de Agricultura, os sociais-democratas apresentaram um conjunto de iniciativas direcionadas para a agricultura, florestas e vinho.