Festejos do Sporting: Eduardo Cabrita “lava as mãos como Pilatos” e foge às responsabilidades

15 de setembro de 2021
Grupo Parlamentar mai

O PSD acusou o Ministro da Administração Interna de fugir às suas responsabilidades e de, lavando “as mãos como Pilatos”, atirar as falhas do que se passou com os festejos do Sporting para a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e para o clube.

De acordo com o deputado Duarte Marques, “o Ministro delegou na CML a decisão sobre os festejos do Sporting, ignorou os avisos da PSP, ignorou os avisos da DGS e preferiu deixar que a festa continuasse sem qualquer controlo e ainda tentou acusar a PSP de não cumprir o seu papel”.

Na audição de Eduardo Cabrita no Parlamento, a requerimento potestativo do Grupo Parlamentar do PSD, apresentado após o PS e PCP terem chumbado o primeiro pedido de audição, o social-democrata destacou a diferença entre o teor do relatório feito pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) e a apresentação do mesmo feita pelo Ministro. Para o deputado, o Ministro apresentou o relatório de uma forma “desvirtuada” e deixou o PSD com a sensação de que o governante “não leu o relatório”.

Com o Ministro a afirmar que não cabia ao seu ministério organizar os festejos, Duarte Marques recordou que, pelo menos durante 4 vezes, o Ministério da Administração Interna foi chamado a participar na organização destes festejos. Alem disso, adianta o social-democrata, estes festejos ocorreram em maio, altura em que o “Conselho de Ministro aprovou uma resolução de Estado de Calamidade que dava ao Ministro poderes excecionais nesta matéria, por forma a garantir o distanciamento social e impedir ajuntamentos.”