Fernando Medina não tem condições para continuar no Governo

4 de janeiro de 2023
Grupo Parlamentar crisenogoverno xxiiigovernodeportugal

Joaquim Miranda Sarmento considera que o “ministro das Finanças não tem condições para continuar no cargo”, porque “nada viu, nada indagou, nada questionou” sobre todos os factos que envolvem a ex-secretária de Estado, Alexandra Reis. 

O líder parlamentar do PSD critica Fernando Medina que, embora esteja “à frente do Ministério mais importante da governação”, teve um comportamento “incompetente, leviano e irresponsável”, nomeadamente na nomeação de Alexandra Reis para Presidente da NAV, no pagamento de uma indemnização de 500 mil euros pela TAP e na sua integração no Governo. 

No debate de urgência pedido pelo PSD sobre “a situação política e a crise no Governo”, esta quarta-feira, no Parlamento, Joaquim Miranda Sarmento, dirigindo-se à ministra dos Assuntos Parlamentares, considerou “lamentável” a ausência do Primeiro-Ministro e do ministro das Finanças no debate, furtando-se às “explicações que o Parlamento e o país exigem”.

Para o Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, “em apenas nove meses, o Primeiro-Ministro desbaratou o capital político que os portugueses lhe conferiram a 30 de janeiro”. “Só que o senhor Primeiro-Ministro não é capaz de governar e garantir essa estabilidade. E não se diga que é a oposição que cria os casos em que o governo se enredou nestes 9 meses. A oposição escrutina e fiscaliza”, sustentou.

Joaquim Miranda Sarmento voltou a frisar que Portugal “precisa de um Governo que respeite a maioria que o povo lhe deu”, “mas se tal não acontecer os portugueses podem ter a garantia que o PSD será sempre a alternativa”.