Ensino Secundário: PSD quer corrigir injustiça do Governo e permitir que os alunos possam fazer melhoria de nota

15 de abril de 2021
Grupo Parlamentar Educação

O PSD apresentou uma iniciativa que visa permitir aos alunos a realização de exame de melhoria da nota interna no Ensino Secundário, corrigindo assim uma injustiça criada pelo Governo.

Na apresentação da Projeto, Alexandre Poço recordou que, à semelhança do que se passou no ano passado, o Governo voltou a proibir a realização de exames de melhoria, sem que tenha apresentado uma justificação lógica para que esta proibição se mantenha. Para o deputado e líder da JSD, esta é uma limitação que prejudica os estudantes que pretendem realizar exames de melhoria da classificação final das disciplinas, com o objetivo de aumentar a nota do Ensino Secundário e subir a média de candidatura ao Ensino Superior.

“Com a experiência do ano letivo anterior e com o objetivo de diminuir riscos de contágio e de não colocar em causa a Saúde Pública, o Governo tinha a obrigação de ter planeado melhor as condições logísticas e organizacionais em que os alunos vão realizar os exames nacionais neste segundo ano letivo atípico, ao invés de fazer tábua rasa do esforço de todos os estudantes numa etapa fundamental das suas vidas”, afirma Alexandre Poço.
Contudo, adianta o deputado este é apenas mais um dos exemplos do “desnorte completo” do Governo na área da Educação, que torna este ano letivo, por inação do Governo, “um desastre para alunos e professores”.

Computadores prometidos para todos que nunca chegaram às escolas, alunos sem internet para ter aulas à distância, um ano letivo que não foi preparado para um segundo confinamento e a penalização dos estudantes que querem lutar pelas suas notas e pelo seu futuro académico e pessoal, são algumas dos exemplos indicados pelo social-democrata que comprovam o “desnorte do Governo”.