Distrito de Leiria está com metade dos delegados de saúde

11 de novembro de 2020
Grupo Parlamentar

A falta de profissionais de saúde está também a atingir o distrito de Leiria. Numa pergunta à ministra da Saúde, esta quarta-feira, os deputados do PSD pelo distrito estimam que a região estará a funcionar com metade dos médicos delegados de saúde em efetividade de funções. 
Hugo Patrício Oliveira, Margarida Balseiro Lopes, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Marques citam uma notícia veiculada por jornal regional que revela que “dos 10 delegados de saúde que fazem parte do serviço do Pinhal litoral (Pombal, Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós), quatro estão de baixa, um estará de férias e com pedido de exoneração”. 
Para os deputados, as carências de delegados de saúde poderiam ter sido minimizadas “se a ministra tivesse aceitada a proposta da Ordem dos Enfermeiros de reforçar as equipas de saúde pública com enfermeiros provenientes de outros serviços, para além da possibilidade de contratação de mais profissionais”.
O PSD alerta que “acréscimo de trabalho motivado pelo efeito da pandemia trouxe naturalmente dificuldades para dar resposta atempada às solicitações imediatas, levando em muitos casos a situações de eventual ‘burnout’ dos profissionais”.

O PSD pergunta:
1. Qual o número de Unidades de saúde pública no distrito de Leiria, e respetiva composição desagregada por ACE´s?
2. Quantos concelhos não têm delegados de saúde efetivos?
3. Na falta dos delegados de saúde referidos quem os substitui em cada um dos concelhos?
4. Assume a Sra. Ministra a responsabilidade por falhas que ocorram por excesso de responsabilidade resultante da acumulação de funções?
5. Pretende a Sra. Ministra colmatar rapidamente estas falhas? E de que forma e em quanto tempo?