Covid-19: PSD propõe linha telefónica de apoio à vacinação

25 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar linhadeapoioavacinacao vacinação covid19

O grupo parlamentar acaba de propor ao Governo, através de um projeto de resolução que deu entrada no Parlamento, a criação de uma linha telefónica de apoio à vacinação contra a covid-19. Esta medida visa apoiar, sobretudo, “a população com idade avançada e de reconhecida fragilidade”, minimizando “o desenvolvimento de ansiedades desnecessárias, que poderão agravar a condição de debilidade em que estes utentes já se encontram”.

Segundo o PSD, “a criação de uma linha telefónica de apoio à vacinação, enquanto mecanismo de acesso para utentes de qualquer idade, contribui decisivamente para o reforço da transparência do processo de vacinação, aspeto determinante para a construção da necessária confiança para que o País atinja as metas globais, especialmente a tão ambicionada imunidade de grupo”. 

Os deputados social-democratas referem que está “neste momento a decorrer a fase de vacinação dos cidadãos com idade igual ou superior a 80 anos contra a covid-19”, pelo que “o desígnio nacional de não deixar ninguém para trás impõe que as autoridades assegurem o acesso de todos os referidos cidadãos às vacinas contra a doença em questão”.

O PSD recomenda que o número de telefone possa também permitir a atualização de dados de contactos pessoais dos utentes e ainda confirmar se receberam um SMS ou um e-mail com a notificação sobre a data e local da sua vacinação.

De sublinhar que muitos “cidadãos mais idosos se encontrarem especialmente sujeitos a determinados fatores suscetíveis de condicionar a sua vacinação, como sejam a iliteracia e iliteracia digital, a desatualização de dados pessoais, a inexistência de formas de contacto (telemóvel ou computador/endereço eletrónico), a incapacidade ou dificuldade de deslocação ou, ainda, a ausência ou baixa autonomia pessoal”. 
 

O PSD recomenda ao Governo: 

1. A criação de uma Linha Telefónica de Apoio à Vacinação contra a Covid-19, a qual deve estar ativa enquanto decorrer o processo de vacinação e ser suscetível de: 
a) Prestar informações e esclarecimento de dúvidas dos utentes sobre o processo de vacinação, nomeadamente sobre a fase em que se prevê a sua vacinação; 
b) Permitir a atualização dos dados de contacto pessoais dos utentes, pelos próprios ou por seus representantes; 
c) Possibilitar a confirmação de inscrição dos utentes no processo de vacinação; 
d) Confirmar junto dos utentes que receberam um SMS ou e-mail notificando sobre a data e local da sua vacinação, a informação neles contida.
2. A disponibilização de informação sobre o processo de vacinação, tal como já o faz atualmente no dataset de vacinação, mas com uma regularidade diária, para garantir um melhor acompanhamento do processo por parte dos cidadãos e, em consequência, uma maior transparência no processo.