AstraZeneca: PSD exige “rápido esclarecimento” do Governo sobre a vacina

12 de março de 2021
Grupo Parlamentar vacina covid19 saudepublica

O PSD exige um “rápido esclarecimento” sobre a posição que Portugal vai tomar em relação à administração da vacina anti-covid-19 da farmacêutica AstraZeneca. Perante a suspensão de oito países, o grupo parlamentar do PSD pretende ainda saber se já ocorreu algum caso semelhante em Portugal ao verificado noutros países e se existe alguma diretriz internacional da Agência Europeia do Medicamento ou da Organização Mundial da Saúde sobre este tema. 

Em requerimento, os deputados do PSD solicitam que seja remetido “à Comissão Eventual para o Acompanhamento da Aplicação das Medidas de Resposta à Pandemia da Doença Covid-19”, um documento de balanço mensal “com o registo das reações adversas às diversas vacinas registadas no Portal de Notificação de Reações Adversas (RAM) do Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde)”.

As autoridades de saúde da Áustria, Dinamarca, Estónia, Islândia, Letónia, Lituânia, Luxemburgo e Noruega suspenderam a vacina daquela farmacêutica, depois de serem reportados casos fatais provocados por coágulos sanguíneos.