Apenas 4% dos profissionais de saúde do privado e social foram vacinados

26 de janeiro de 2021
Grupo Parlamentar #vacinacao #vacina #covid19 #saude

Os deputados do PSD querem conhecer o número exato de profissionais de saúde dos setores privado e social que foram vacinados contra a covid-19. O PSD lembra que “no contexto exponencialmente agravado da pandemia, em cenário assumido de catástrofe e na sequência da pressão crescente sobre os hospitais públicos, têm sido muitos os casos em que os profissionais do setor privado têm sido chamados a atuar também na primeira linha”. São profissionais que estão em contacto diário com doentes infetados.  

Numa pergunta dirigida à ministra da Saúde, esta terça-feira, os parlamentares social-democratas referem que “entre o universo de 15 mil profissionais de saúde a trabalhar no setor privado, entre os quais se encontram quatro mil médicos, segundo o que é noticiado pelos meios de comunicação social, apenas 570 profissionais receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19”. 

Contas feitas, apenas 3,8% de todos os profissionais de saúde que atuam no sistema privado e social foram vacinados até ao momento e “não existe ainda indicação de quando está prevista a sua vacinação, tendo o bastonário da Ordem dos Médicos alertado para a enorme preocupação destes profissionais que, todos os dias, mantêm contacto com pessoas infetadas com o vírus”. 
 

O PSD pergunta: 

Quantos profissionais do setor privado e social já foram vacinados até ao momento? 
Quando está prevista a vacinação destes profissionais de saúde? 
Para além dos médicos e enfermeiros, que outros profissionais que trabalham nas unidades de saúde serão considerados para a primeira fase de vacinação?