Fim do uso obrigatório de máscaras: PSD queria ouvir especialistas e não a DGS

8 de setembro de 2021
Grupo Parlamentar #vacinacao #vacina #covid19 #saude

O PSD agendou para esta terça-feira, na Comissão de acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia, uma audição para ouvir os especialistas sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras. O objetivo do PSD, afirma a deputada Sandra Pereira, era o de fazer no Parlamento aquilo que o governo não quis fazer e ouvir o grupo de peritos que assistia às reuniões do Infarmed, antes de se tomar uma decisão final.

Contudo, lamenta a deputada, “terá havido algum ruído” e quem compareceu na audição foi a Direção-Geral da Saúde.

“A lei que está em vigor termina no dia 12 de setembro e o que vai acontecer é que essa obrigatoriedade vai terminar e gostaríamos de ver, do ponto de vista técnico e científico, quais são os efeitos que isso poderá ter, nomeadamente as cautelas que devemos ter. O PSD queria ouvir o grupo de epidemiologia e não a DGS”, afirmou a deputada coordenadora do PSD na Comissão.

Para o PSD é importante que não se repitam os mesmos erros do passado e, por isso, “seria necessário obter as respostas dos especialistas”, nomeadamente o que se pode esperar com o fim desta lei e quais as cautelas adicionais que se devem tomar.

Sandra Pereira deixou ainda a garantia que os sociais-democratas não deixarão de fazer o devido acompanhamento desta alteração e, se necessário, vão agir em conformidade.