Vitória nos Açores é uma inspiração para aquilo que vamos fazer a partir de 10 de março

5 de fevereiro de 2024
PSD ADacores eleicoesacores regionaisacores2024

Luís Montenegro considera que a Aliança Democrática (AD), que venceu no domingo as eleições regionais dos Açores, tem “todas as condições” para governar nos próximos quatro anos.
“Estes resultados configuram uma situação política que dá a esta coligação condições de governabilidade nos próximos quatro anos na Região Autónoma dos Açores. Não obstante não haver maioria absoluta da coligação, a verdade é que só pode haver um Governo alternativo se todas as outras forças políticas, e em particular duas – PS e Chega – se unirem, se coligarem”, afirmou.
Em Ponta Delgada, este domingo, Luís Montenegro elogiou José Manuel Bolieiro e desejou-lhe “um grande mandato” como Presidente do Governo Regional dos Açores. “O povo açoriano está contigo, quer-te à frente do Governo Regional, tens todas as condições para levar este caminho por diante”, defendeu.
O líder da AD sublinha que a coligação PSD/CDS-PP/PPM falou para os açorianos e, até dia 10 de março, é isso que a coligação vai fazer: "falar para as pessoas." “Este contexto governativo, que junta a criação de riqueza que resulte a valorização das pessoas do capital humano, que junta a solidariedade social para com aqueles que precisam de uma ajuda dos poderes públicos é uma inspiração também para aquilo que nós vamos fazer a partir do próximo dia 10 de março em todo o país”, acrescentou.
Luís Montenegro fez questão de saudar todos os açorianos pelo aumento da participação eleitoral e enalteceu que os açorianos aprovaram um projeto para desenvolver os Açores “que conseguiu baixar impostos, ter uma taxa de crescimento económico durante mais de 30 meses, baixar o desemprego e ter serviços públicos a funcionar com eficiência superior” à do continente.
“É uma honra, como Presidente do PSD, verificar como te relacionas com esta comunidade, como pões o interesse dos açorianos sempre a frente de qualquer outro interesse”, disse, dirigindo-se diretamente ao líder do PSD dos Açores.
A coligação PSD/CDS-PP/PPM venceu as eleições regionais dos Açores, com 42,08% dos votos, obtendo 26 dos 57 mandatos na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRA).
 

José Manuel Bolieiro: resultado expressa a vontade dos açorianos
O Presidente do PSD dos Açores e líder regional da coligação PSD/CDS-PP/PPM, José Manuel Bolieiro, garantiu que irá governar com “uma maioria relativa”, salientando que "uma vitória nunca é uma minoria".
“Eu governarei com uma maioria relativa. E não se trata de uma minoria, uma vitória nunca é uma minoria, é uma maioria de votos e de mandatos”, disse.
José Manuel Bolieiro salientou, ainda, que não irá “esmagar ninguém”, mas sim “governar os Açores” nos próximos quatro anos.
“Tal como disse na minha declaração inicial, cada um assumirá a sua responsabilidade”, insistiu.
José Manuel Bolieiro lembrou ainda que “o PS liderou uma coligação negativa para rejeitar o Plano e o Orçamento [para 2024] e que provocou as eleições antecipadas”. “Foi derrotado neste seu objetivo e, por isso, eu penso que também o PS tem de fazer esta leitura. Deixar de fazer campanha negativa, de liderar uma coligação negativa”, assinalou.
O candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM, que lidera o Governo Regional desde 2020, manifestou ainda acreditar que tem o povo do seu lado, rejeitando ceder a chantagens.
“Eu hoje sou claro, mesmo cristalino. Senti, ao ouvir os resultados eleitorais e com o grau desta vitória eleitoral, repito, de 42%, de seis ilhas em nove ilhas, três concelhos em 19, 106 freguesias em 155. Creio que não há margem para dúvidas que tenho o povo do meu lado e que esta liderança da governação não pode ceder a chantagens”, destacou.