SNS: tantas juras de amor da esquerda e cada vez mais portugueses contratam seguros privados

18 de janeiro de 2023
PSD sns sistemadesaude cuidadosdesaudeemportugal

Luís Montenegro acusa os partidos de esquerda de serem responsáveis pela degradação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que levou milhares de portugueses a recorrer a seguros privados para terem acesso a cuidados de saúde. 

Depois de reunir com o conselho de administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra, esta quarta-feira, o Presidente do PSD salientou que “a verdade é só uma: com todas as juras de amor, com todas as ofensas que o PS, o PCP e o BE fizeram aos adversários, nunca o negócio dos privados floresceu tanto, nunca tantos portugueses tiveram de recorrer a seguros de saúde e a subsistemas equiparados”.

Para o Presidente do PSD, “o mau funcionamento do Serviço Nacional de Saúde, como está hoje concebido (…), favorece quem tem mais meios económicos e desfavorece muito quem tem mais vulnerabilidades do ponto de vista financeiro”.

Luís Montenegro diz que sente “frustração enquanto português com a incapacidade do SNS em responder a muitas das solicitações das pessoas”, mostrando-se preocupado que Portugal “não tenha uma conceção de sistema público de saúde que envolva o prestador público, o SNS, mas também a complementaridade do setor social e privado para aqueles que precisam e não apenas para aqueles que têm dinheiro”.

O Presidente do PSD defende uma “maior autonomia” e “eficiência na gestão” que beneficie os utentes, nomeadamente nas listas de espera, no internamento e na calendarização cirúrgica. 

Embora se tenha assistido à “quase duplicação do orçamento de Saúde”, os problemas continuam a agravar-se. “No PSD, já estamos a encetar esta reflexão. Objetivamente, o país precisa de perceber (…) se as decisões tomadas há alguns anos foram ou não de modo a criar bons resultados e qualidade de serviço. (…) O orçamento da Saúde, em 2015, era de 8 mil milhões de euros. Hoje ultrapassa os 13 mil milhões [de euros]”, referiu.

No caso concreto da pediatria, o líder do PSD desafia os poderes públicos a eliminarem burocracias desnecessárias e a darem uma resposta célere às famílias. “Impressionou-nos a entrega com que as famílias se lançam no acompanhamento de crianças com doenças crónicas e sabermos que ainda há muita burocracia, muitas redundâncias processuais, para que os mecanismos de apoio que a Segurança Social deve disponibilizar possam chegar efetivamente às famílias”, disse.

No terceiro dia da iniciativa “Sentir Portugal em Coimbra”, Luís Montenegro estará hoje nos concelhos de Coimbra, Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital.