Rui Rio: promoção de José Guerra para o cargo que o Governo dizia que já tinha é uma “pouca-vergonha”

16 de abril de 2021
PSD procuradoreuropeu ministradajustica PSD

Rui Rio critica a promoção do procurador europeu José Guerra para o cargo que o Governo assegurava que já tinha, desde o início da indicação. “José Guerra foi nomeado pelo Governo para um cargo que requeria que ele tivesse a classificação de procurador-geral adjunto, coisa que não tinha. Mesmo assim foi-o, ganhando a quem cumpria o requisito. Esta promoção é mais uma evidência da pouca-vergonha do que foi feito”, escreveu o Presidente do PSD na sua conta oficial no Twitter.

O “Expresso” anuncia, esta sexta-feira, que o magistrado vai passar a ser procurador-geral adjunto, tendo ficado em 9.º lugar numa lista de 63 magistrados. Deverá ser graduado em breve.

Recorde-se que o Governo português forneceu informações falsas ao Conselho da União Europeia, sobre o nome escolhido para procurador europeu, polémica que manchou a imagem de Portugal. Todas estas mentiras eram do conhecimento da ministra da Justiça, e por essa razão, Rui Rio entendia que o Primeiro-Ministro deveria ter tirado as devidas ilações. “É absolutamente inequívoco que a ministra da Justiça mentiu, claramente, quando disse que não conhecia a carta que tinha as falsidades para influenciar o Conselho a decidir a favor do procurador que pretende e depois as próprias falsidades da carta”, afirmou Rui Rio.