Rui Rio: “Governo esteve a dormir” perante o agravamento da seca

21 de fevereiro de 2022
PSD seca barragens Ambiente

Rui Rio acusa o Governo de inação, nomeadamente por não ter tomado medidas adequadas para minorar o impacto do agravamento da escassez de água que atinge todo o país, quando mais de 90% do território português se encontra em seca severa ou extrema.

Em visita à barragem do Alto Lindoso, no Alto Minho, esta segunda-feira, o Presidente do PSD testemunhou no local o ponto crítico desta infraestrutura. “Estamos na pior situação que esta barragem teve na sua história, temos o caudal desta maneira, isto mostra que o Governo esteve a dormir, para não permitir que a EDP tivesse produzido mais energia do que aquela que era possível produzir face à situação de seca em que estamos”, referiu.

Rui Rio entende que a situação desta barragem “está pior, porque o Governo não cumpriu o que havia prometido”. 

O Presidente do PSD considera que o Governo, para acautelar os efeitos da falta de água, deveria ter “dito a tempo e horas que a EDP não podia produzir mais energia”. “Para lá do contrato, o Governo tinha possibilidade de mandar parar [a barragem] muito antes da EDP”, disse.

Sobre o ordenamento do território e das barragens e albufeiras, Rui Rio alerta para o “abandono efetivo” na gestão dos recursos hídricos nestes equipamentos e defende a atualização urgente daquele plano.