Rui Rio: “A forma como o PS utiliza o aparelho do Estado não é bonito em democracia”

26 de agosto de 2021
PSD partidos

Esta quinta-feira, 26 de agosto, Rui Rio continua na pré-campanha eleitoral das Eleições Autárquicas de 26 de setembro e o distrito escolhido é Vila Real.

Em declarações à imprensa no concelho de Mondim de Basto, após ter estado junto da população em Ribeira de Pena, o líder social-democrata denunciou uma situação que considera inaceitável. 
Em 2020, o então presidente da câmara de Mondim, Humberto Cerqueira, renunciou ao mandato para assumir o cargo de vogal executivo da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Norte 2020. “Quando alguém vai para gestor dos fundos comunitários ligados às autarquias tem de se comportar acima dos partidos. (…) E então ele sai e, agora, apresenta-se como candidato à Assembleia Municipal pelo PS. Não tem qualquer impedimento legal, mas tem, na minha forma de ver, obviamente, um impedimento ético”, afirmou Rui Rio acrescentando que o que acontece em Mondim de Basto é “uma característica da ação socialista muito comum no país inteiro” que é “não admissível”.
 
E continuou: “Ao vir aqui e denunciar isto estou, automaticamente, a mostrar que esta forma de o PS utilizar o aparelho do Estado não é, obviamente saudável, nem é bonito em democracia”.
 
O líder do PSD considerou que, em Mondim de Basto, acontece “precisamente isso”. “Alguém que saiu da câmara há dois anos para se comportar de uma forma superior aos partidos, regressa agora misturando essa função com a função partidária de candidato à Assembleia Municipal”, frisou.
 
O PSD perdeu a câmara de Mondim de Basto em 2009. A candidatura do PSD a Mondim é liderada por Bruno Ferreira, que acompanhou o líder do partido numa visita a uma pedreira.
 
Rui Rio visita hoje municípios que acredita “ter boas possibilidades” de reconquistar ao PS, como Mondim de Basto. “Como é evidente, o nosso objetivo nas eleições autárquicas é ganhar mais câmaras municipais e, se é ganhar mais câmaras municipais, temos de as ganhar, naturalmente, ao PS. Por isso, tenho vindo a visitar aquelas câmaras que, sendo do PS nós admitimos termos possibilidades de ganhar”, afirmou.
 
À tarde, o líder do PSD estará em Sabrosa e em Chaves, também no distrito de Vila Real. O PSD acredita que conseguirá reconquistar o poder nestas autarquias atualmente lideradas pelo Partido Socialista.
Afinal, está nas mãos de todos.