Rui Rio: anúncio de maternidade para Coimbra é “um desplante de uma campanha de promessas”

16 de setembro de 2021
PSD autarquicas2021 Portalegre pandemia

Rui Rio acusa o secretário-geral do PS de “desplante” e “descaramento” por ter prometido construir uma nova maternidade em Coimbra, quando não cumpriu essa promessa durante os últimos anos. 

“Em 2015, quando António Costa foi primeiro-ministro já existia [a reivindicação], a doutora Marta Temido foi candidata por Coimbra, promete a maternidade, não realiza maternidade nenhuma, e ontem o primeiro-ministro/secretário-geral do PS, na sua dupla função, vem falar que nas próximas três semanas faz a maternidade? Podia parafrasear António Costa e dizer: macacos me mordam se isto é verdade (…) O PS e António Costa continuam a fazer uma campanha com base em promessas, em milhões, ainda por cima dizendo que se está a prometer mais para o lado do PS é apenas porque os autarcas do PS são melhores e realizam mais”, salientou.

Em Portalegre, esta quinta-feira, o Presidente do PSD afirmou ter ficado “chocado” com esta retórica propagandística dos socialistas. “Não tenho memória de ter visto numa eleição recente um desplante e um descaramento desta ordem, a prometer, a prometer a prometer”, declarou.

Para o líder do PSD, esta recente promessa do PS só pode estar relacionada com o projeto de lei do PSD para deslocalizar o Tribunal Constitucional para Coimbra. Rui Rio recordou que “faz hoje um ano” que o PSD anunciou esta medida. “Agora vêm dizer que isto é eleitoralismo. Amanhã, na votação vão deixar passar o diploma por causa das eleições. Vamos ver se depois das eleições não vão votar contra”, disse.

Relativamente à reunião do Infarmed, Rui Rio antevê a decisão de “aliviar substancialmente as medidas” restritivas impostas devido à pandemia de covid-19, mas não “uma libertação completa”.

A este propósito, Rui Rio elogiou a ação do vice-almirante Gouveia e Melo, responsável pela “task-force” que coordenou o processo de vacinação contra a covid-19. “Eu fui o primeiro a dizer que nós devíamos escolher um militar para liderar algo que tinha muito pouco a ver com política de saúde, mas acima de tudo com logística. O PS meteu um dos seus a coordenar e estava a ser um falhanço completo. Espero da reunião a consequência lógica do bom trabalho do almirante e de todos os profissionais de saúde que, sob o comando dele, fizeram este trabalho positivo”, assinalou.