Rui Rio: “PSD teve um excelente resultado” nas eleições autárquicas

27 de setembro de 2021
PSD autarquicas2021 eleicoesautarquicas poderlocal

Rui Rio considera que o PSD está agora mais forte, depois de ter alcançado todos os objetivos a que se propunha nas eleições autárquicas: “aumentar o número de votos, aumentar o número de eleitos, aumentar o número de presidentes da Câmara e reduzir a diferença em relação ao Partido Socialista”, recordou Rui Rio.

“O PSD teve um excelente resultado nestas eleições que ainda pode ser melhor do que aquilo que já é neste momento. (…) Conseguimos mais implantação e conseguimos um PSD mais forte, o que dá para deduzir facilmente que estamos em muito melhores condições de ganhar as eleições em 2023”, afirmou.

Além da vitória em Lisboa, Rui Rio destacou as conquistas de Coimbra, Portalegre e Funchal, que vão permitir ao PSD liderar nove das 18 capitais de distrito e as duas capitais das Regiões Autónomas. O Presidente do PSD citou ainda a vitória em Barcelos ou a conquista inédita do Cartaxo, bem como seis concelhos que o PSD irá liderar no Alentejo, quatro deles em Évora (Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa) onde em 2017 não tinha conquistado qualquer município, a que se somam Portalegre e Alter do Chão.

Rui Rio salientou que o PSD obtém este resultado “contra as sondagens e muitos comentadores, que deveriam ter algum espeito por si próprios, que andaram largos meses a dizer que o PSD ganharia uma ou duas câmaras e não mais do que isso”. “As sondagens não acertaram praticamente com nada. Ou acabamos com as sondagens ou fazemos sondagens decentes e tecnicamente habilitadas”, declarou.

Rui Rio referiu também que “ficou provado” que não se ganham eleições “com rajadas de promessas para os eleitores”, onde agora “é notório que o PSD teve mais votos nos principais centros urbanos”. “É notório em Lisboa, Porto, Setúbal, Amadora, Sintra. (…) Este resultado é um impulso importante para o PSD e para o país, que não se resolve com rajadas de promessas, mas com um discurso honesto e sincero”, especificou.

Rui Rio saudou em particular Carlos Moedas, candidato que destronou o PS/Livre em Lisboa. “Fica comprovado que foi uma escolha acertada da parte da direção nacional, quando escolheu Carlos Moedas”, disse.

“A vitória em Lisboa não é no meu interesse, é no interesse de todo o partido, é uma vitória global de todos no PSD. Disse muitas vezes que, nestes dois anos, as autárquicas eram o mais importante, fiz o melhor que sei e posso porque era essa a obrigação desde que me candidatei ao lugar. Ponto, e aqui termina a coisa, e depois o futuro logo se verá”, acrescentou.

No Porto, Rui Rio sublinhou a subida do PSD e a perda da maioria absoluta de Rui Moreira. 

Rui Rio terminou no hotel de Lisboa, onde foi cumprimentar Carlos Moedas. “Obrigado, Lisboa. Que orgulho, ganhámos contra tudo e contra todos. A democracia não tem dono. Comprometo-me, lisboetas, não vamos falhar. Comprometo-me com todos os lisboetas, é isso que vamos fazer, vamos mudar Lisboa”, declarou o novo presidente da Câmara de Lisboa, que liderou a coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança.