PSD e CDS preparam estratégia comum para as autárquicas

28 de janeiro de 2021
PSD #autarquicas2021 #eleicoesautarquicas #poderlocal

Os Presidentes do PSD e do CDS-PP anunciaram para breve a assinatura de um acordo-quadro que reúne as orientações gerais dos dois partidos para as eleições autárquicas. 

No final de uma reunião que juntou ainda os Secretários-gerais de ambos os partidos, esta quarta-feira, Rui Rio referiu que este acordo de convergência exclui o partido Chega. Rui Rio reafirma que o “Chega para ter conversas com o PSD tem de se moderar”, mas como “o Chega não se tem moderado, não há conversa nenhuma”.

O Presidente do PSD sintetizou o propósito do encontro desta forma: “Nós tivemos uma reunião que é a primeira, não vai precisar de haver muitas outras para definir aquilo que é um acordo chapéu que permitirá que nos concelhos onde as estruturas locais o quiserem e as nacionais aceitarem haja coligações com o CDS nas autárquicas”.

No que se refere ao calendário, o líder do PSD explicou que “dentro de uma semana ou duas será feita uma proposta de acordo” e “até meio de fevereiro” este será assinado, de forma a que as estruturas locais “comecem a conversar onde quiserem com este suporte das direções nacionais”.

Rui Rio salienta que a partir de agora, vai ser dado “espaço para as concelhias e as distritais começarem a aprovar e propor candidatos para que, a partir de 1 de fevereiro”, possam “começar a assumir candidatos”.