Luís Montenegro reuniu com Ursula von der Leyen

21 de março de 2024
PSD governodeportugal uniaoeuropeia

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desejou “todo o sucesso” ao Primeiro-Ministro indigitado, Luís Montenegro, dizendo ansiar trabalho conjunto em “benefício da Europa como um todo”, após uma reunião em Bruxelas, esta quinta-feira.
“Desejo-lhe todo o sucesso como Primeiro-Ministro de Portugal. Isto beneficiará a Europa como um todo. Vivemos um momento crucial para a Europa e estou ansiosa por trabalhar consigo”, afirmou Ursula von der Leyen, numa publicação na rede social X.
Neste encontro com Ursula von der Leyen, o primeiro ato oficial após a indigitação do Presidente da República, Luís Montenegro partilhou “alguns dos pontos de vista que [o] preocupam e motivam também em termos de governação para os próximos tempos” e prometeu ainda rapidez na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para “recuperar atrasos”, esperando nova tranche ao país no final deste mês.
“Não temos nenhuma dúvida sobre o papel que nos cabe desempenhar no seio da União, da construção de uma Europa mais unida, mais coesa do ponto de vista social, com a capacidade de dar aos cidadãos a maior qualidade de vida, de ter um crescimento económico que garanta também que o Estado social não é posto em causa, com a abordagem de outros temas que são importantes do ponto de vista hoje, do apoio à Ucrânia [face à invasão russa], que também é sempre encarámos sem nenhum tipo de reserva”, salientou Luís Montenegro.
Luís Montenegro está em Bruxelas para participar na cimeira do PPE. Após um encontro com o Primeiro-Ministro cessante, António Costa, para troca de cumprimentos, Luís Montenegro encontrou-se mais tarde, com a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.