Eleições diretas em 28 de maio e 40.º Congresso nos dias 1, 2 e 3 de julho

15 de março de 2022
PSD conselhonacional eleicaodireta 40congresso

Os conselheiros nacionais do PSD aprovaram esta segunda-feira, em Ovar, a marcação de eleições diretas do PSD para o próximo dia 28 de maio de 2022. O 40.º Congresso do PSD irá realizar-se cinco semanas depois das eleições diretas, ou seja, nos dias 1, 2 e 3 de julho, no Coliseu do Porto.

De acordo com o regulamento e cronograma da eleição direta e do Congresso do PSD, o prazo limite para a apresentação de candidaturas à liderança do PSD é o dia 16 de maio, sendo que as candidaturas a Presidente da Comissão Política Nacional têm de ser subscritas por um mínimo de 1.500 militantes e de ser acompanhadas de uma proposta de estratégia global e do orçamento de campanha.

No final da reunião, que durou cerca de três horas, Paulo Mota Pinta salientou que Rui Rio está na “plenitude de funções” até ao Congresso.

O Conselho Nacional do PSD aprovou ainda “por unanimidade e aclamação”, segundo Paulo Mota Pinto, uma moção de “veemente condenação e repúdio” da invasão da Ucrânia pela Rússia e de solidariedade para com o povo ucraniano.