David Justino: Governo “tem desvalorizado o papel dos professores”

16 de dezembro de 2021
PSD professores ensino escolas Educação

David Justino, vice-Presidente do PSD, considera que o próximo governo terá de resolver os problemas criados e agravados pelos executivos socialistas no ensino durante “os últimos seis anos”. 

“Esta reunião foi muito oportuna dado que estamos a ultimar a proposta do programa [eleitoral] a apresentar à direção (…) Percebemos quais são as prioridades da parte da Federação Nacional da Educação, uma parte delas coincide com as nossas. Há uma preocupação muito grande relativamente à situação dos professores e à degradação da imagem pública e, acima de tudo, das expetativas e das aspirações da classe docente”, referiu.

David Justino, que esteve acompanhado pela deputada Cláudia André, recebeu, esta quinta-feira de manhã, na sede nacional do PSD, em Lisboa, uma delegação da Federação Nacional da Educação, e à saída do encontro aproveitou para sublinhar que é preciso “voltar a pôr a capacidade de diálogo e de concertação entre quem tem de decidir, o Ministério da Educação, e os sindicatos”. “Nos últimos seis anos, o papel dos professores tem vindo a ser completamente desvalorizado pela atual equipa do Ministério da Educação”, criticou.

De acordo com David Justino, a prioridade do PSD no setor é valorizar a “carreira docente”, nomeadamente “a formação inicial, a profissionalização, a progressão, os escalões e os concursos”. 

Reunião com a Federação Nacional da Educação