Comissão Política Nacional do PSD: Nota de pesar pelo falecimento de António Topa

31 de outubro de 2021

Faleceu o Eng.º António Topa, deputado à Assembleia da República e destacado dirigente do Partido Social Democrata.

Natural de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, António Topa era membro da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata, acompanhando Rui Rio desde que assumiu a presidência do PSD.

O Presidente do PSD referiu-se ao seu desaparecimento como “uma grande perda para o PSD e para a política portuguesa. E uma grande perda para mim, que gostava tanto dele.”

Rui Rio descreveu António Topa como “um homem sério, leal e grato; trabalhador e amigo do seu amigo. Era de convicções, nunca de oportunismos; um homem confiável”.

António Topa foi deputado municipal e vereador em Santa Maria da Feira, onde exerceu os pelouros do Planeamento, Urbanismo e Obras Particulares.

Como dirigente social-democrata presidiu à Comissão Política Concelhia do PSD de Santa Maria da Feira e à Comissão Política Distrital de Aveiro do PSD de Aveiro, durante três mandatos, nunca tendo permitido que o seu nome fosse indicado como deputado à Assembleia da República enquanto presidisse à estrutura distrital. Atitude que o caracteriza.

Foi depois eleito deputado à Assembleia da República da XIII e XIV Legislatura.

António Topa foi sempre defensor e profundo respeitador dos líderes do seu partido, sendo o único que integrou as Comissões Políticas Nacionais presididas por Pedro Passos Coelho e Rui Rio.

A Comissão Política Nacional faz suas as palavras do vice-presidente Salvador Malheiro, amigo de longa data de António Topa, que a ele se refere como “um homem do qual brotavam os valores da humildade, lealdade e convicção. Tinha a inteligência de saber mais ouvir do que falar. Tinha a capacidade de promover sempre os que achava serem melhores, ainda que em penalização de si próprio. António Topa não olhava a classes sociais para fazer verdadeiras amizades, sabia que a Política são relações humanas, era um homem de enorme sensibilidade com os mais vulneráveis. Era um GRANDE HOMEM!”

Comissão Política Nacional do PSD
31 de outubro de 2021