António Costa tem duas caras

21 de fevereiro de 2023
PSD imigracaoemportugal acolhimentodeimigrantes

Luís Montenegro considera que o Primeiro-Ministro tem “duas caras”, quando diz “uma coisa em Portugal e outra no estrangeiro” a propósito da política de imigração.

Em Braga, onde se reuniu com membros da comunidade brasileira imigrante da cidade, esta terça-feira, Luís Montenegro referiu que António Costa, numa entrevista, subscreveu as suas palavras “ipsis verbis”. “Usou, inclusivamente, o mesmo verbo: regular, regulamentar”, frisou.

Além de criticar as posições “diferentes, contraditórias” de António Costa, o Presidente do PSD sublinhou que “são os próprios imigrantes os principais interessados em poder haver uma regulação que faça com que a sua integração cá não vá descambar naqueles exemplos desumanos e indignos, como aqueles que aconteceram recentemente no Alentejo e em Lisboa e que, nós ficamos a saber, acontecem um pouco por todo o país”.

“Eu digo hoje o que disse a semana passada e o que já digo há cinco anos a este propósito: Portugal precisa de um Programa de Atração, Acolhimento e de Integração de Imigrantes que faça em todo o mundo atrair gente que tem vontade de crescer na vida, vontade de trabalhar, vontade de ter uma oportunidade”, reafirmou.

No encontro com a associação UAI - União, Apoio e Integração, representativa da comunidade brasileira em Braga, Luís Montenegro disse que esta reunião serviu para partilhar “pontos de vista que favoreçam uma efetiva integração de imigrantes em Portugal”.

“Braga é um exemplo, com uma autarquia que tem um acompanhamento muito direto, muito permanente, com as comunidades imigrantes, a brasileira tem uma dimensão muito significativa”, apontou.