25 propostas estruturais para inverter o “estado inaceitável” da Saúde

3 de julho de 2023
PSD agendamobilizadoraparasaude saudeemportugal

Luís Montenegro considera que “o PSD não vai ficar de braços cruzados” perante o “estado inaceitável” a que o Governo conduziu a Saúde em Portugal. O PSD quer fazer “um corte radical com a visão estatizante e centralista” do Governo socialista e colocar o sistema de saúde português entre os dez melhores do mundo até 2040.
“O Serviço Nacional de Saúde foi durante tantos anos um pilar fundamental do Estado Social, mas neste momento entrou em rutura. O SNS tem problemas estruturais graves que o Governo nos últimos anos não tem querido nem sabido enfrentar e ultrapassar. (…) Isto não é justiça social. Este não é o estado social que nós defendemos”, afirmou.
Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, na sede nacional, após uma reunião da Comissão Permanente, o líder do PSD apresentou a “Agenda mobilizadora 2030-2040”, documento que contém “25 propostas estruturais” que pretendem mudar o funcionamento da Saúde em Portugal. 
“O PSD não pode conformar-se que mais de 1.7 milhões de portugueses não tenham médico de família. Não nos podemos conformar com atrasos que chegam a atingir três anos para que se realizem consultas no SNS ou cirurgias (…) e haver falta de medicamentos nas farmácias”, apontou.
O Presidente do PSD entende que é preciso abdicar de “tacticismos”, para “com seriedade” “colocar Portugal entre os países mais desenvolvidos no que diz respeito aos indicadores da OCDE: estar entre os 15 melhores até 2030 e entre os 10 melhores até 2040. Há condições, há ‘know how’, há pessoas. (…) Sem dogmas ideológicos. A ideologia não cura as pessoas, quem cura são os profissionais de saúde, as instalações de saúde e os medicamentos”, referiu.
Luís Montenegro defende “serviços de saúde com rosto humano, focados nos problemas das pessoas”, “serviços de proximidade que fomentem a responsabilidade e a liberdade individual de cada cidadão” e “serviços de saúde competitivos e articulados” (público, social e privado), que garantam “valor de saúde a cada indivíduo” e “equidade no tempo certo de cuidados de saúde em todo o território nacional”. 
Conheça aqui as 25 propostas estruturais do PSD para a Saúde em Portugal, que foram divulgadas no primeiro dia de uma semana dedicada ao setor, que inclui visitas de Luís Montenegro a hospitais, centros de saúde de todo o país e reuniões com todos os profissionais da área.