Miguel Macedo

Secretário-Geral: 10 de abril 2005 a 14 de outubro 2007

Presidente do GPPSD: 15 de abril 2010 a 26 de junho 2011

Biografia

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi dirigente da Associação Académica de Coimbra. É advogado.

Tornou-se militante da Juventude Social Democrata, aderindo posteriormente ao Partido Social Democrata.

Foi eleito deputado à Assembleia da República nas legislaturas iniciadas em 1987, 1991, 1995, 1999, 2002, 2005 e 2009, sempre pelo círculo de Braga.

Deixou o mandato de deputado sempre que foi chamado a cargos governativos: foi Secretário de Estado da Juventude do primeiro governo de maioria absoluta de Aníbal Cavaco Silva, entre 1990 e 1991. Mais tarde, entre 2002 e 2005, integrou os governos de coligação PSD/CDS-PP de Durão Barroso e de Pedro Santana Lopes, como Secretário de Estado da Justiça.

Na direção de Luís Marques Mendes, ocupou o cargo de Secretário-Geral do PSD, sendo eleito no XXVII Congresso Nacional, em Pombal, nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2005 e, reeleito no XXIX Congresso Nacional, na Póvoa do Varzim, nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2006.

Depois de Pedro Passos Coelho ter sido eleito Presidente, passou a liderar o Grupo Parlamentar do PSD

Nas eleições legislativas de 2011 encabeçou a lista do partido no círculo eleitoral de Braga, sendo depois nomeado ministro da Administração Interna do XIX Governo Constitucional.