Luís Marques Mendes

Presidente do PSD: 8 de abril 2005 a 12 de outubro 2007

Presidente do GPPSD: 3 de novembro 1995 a 6 de novembro 1996

Biografia

Licenciado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É advogado, comentador e ocupou vários cargos na administração de empresas.

Iniciou a sua atividade política como militante do PSD.

Com um longo percurso governativo, integra os três governos de Aníbal Cavaco Silva.  Foi Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares do X Governo, entre 1985 e 1987 (acumulando com as funções de porta-voz), Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do XI Governo, entre 1987e 1992, e Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro do XII Governo, entre 1992 e 1995.

No governo de Durão Barroso assume a pasta de Ministro dos Assuntos Parlamentares, entre 2002 e 2004.

Luís Marques Mendes é eleito Presidente do PSD (14º Líder do PSD) no XXVII Congresso realizado em Pombal, nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2005. No discurso aos militantes, apela à união e a uma maior abertura do Partido às bases. É ainda definido como objetivo próximo a vitória nas autárquicas de outubro.

No XXVIII Congresso Nacional do PSD, em Lisboa, é aprovada a nova reforma estatutária, que introduz a escolha do líder do partido por eleição direta pelos militantes.

A 5 de maio de 2006 têm lugar as primeiras eleições diretas para a presidência do PSD. Marques Mendes candidata-se com o lema "Credibilidade para vencer" e renova a liderança ao recolher 91% dos votos expressos pelos militantes.

O XXIX Congresso realiza-se na Póvoa de Varzim, nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2006. O líder do partido reforça que a natureza da legitimidade do seu mandato como líder partidário mudou por via das eleições diretas, mas a linha política traçada persiste.

É sucedido em 2007 por Luis Filipe Menezes, no XXX Congresso Nacional do PSD, realizado em Torres Vedras, entre 12 e 14 de outubro, depois deste ter vencido as eleições diretas a 28 de setembro.