Ricardo Baptista Leite: “para salvar vidas precisamos de vacinar as pessoas de maior risco”

31 de março de 2021
Grupo Parlamentar vacinação

Ricardo Baptista Leite registou “com agrado” a indicação do coordenador da Task Force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 de que a 11 de abril todas as pessoas com mais de 80 anos e todas as pessoas entre os 50 e 79 anos com uma das doenças identificadas estarão vacinadas com a primeira dose. Para o deputado, “para salvar vidas precisamos de vacinar as pessoas de maior risco, acima dos 80 anos de idade”, mas para o conseguir é necessário assegurar as duas doses da vacina.

Na audição mensal no Parlamento, requerida pelo PSD, para o acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 no nosso país, o deputado pediu ao Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo para fazer um ponto de situação em relação à vacina da AstraZeneca, uma vez que a polémica em torno desta vacina gerou “grande ansiedade por parte dos cidadãos que estão a ser convocados para a vacinação”. Ainda sobre esta polémica, Ricardo Baptista Leite lembrou que, devido à suspensão da toma desta vacina, muitos portugueses viram a sua vacinação adiada. Face a este adiamento, o deputado quis saber se estas pessoas serão agendadas nos próximos dias ou devem fazer algo para garantir que não são esquecidas neste processo de vacinação.

Ricardo Baptista Leite pediu ainda esclarecimentos sobre as 800 mil doses da vacina da farmacêutica Moderna a que Portugal tem acesso e que continua sem comprar. Com o coordenador da Task Force a afirmar que Portugal deve comprar todas as vacinas ao seu dispor, o social-democrata quis saber se o Vice-Almirante já obteve resposta por parte do Governo a essa intenção de compra.