Governo ignora compromissos com os bombeiros

12 de maio de 2023
PSD bombeiros Saúde enfermeiros

Luís Montenegro critica o Governo por ignorar os compromissos com os bombeiros e as associações humanitárias. Em causa está o subfinanciamento e os atrasos no pagamento das despesas dos incêndios florestais, bem como do transporte de doentes e que “retiram capacidade operacional às corporações”. 
“O setor dos bombeiros está muito descrente relativamente à forma como o Governo o tem tratado”, acusou.  
Durante uma visita ao Pinhal de Leiria, no 4.º dia do “Sentir Portugal”, na zona da Marinha Grande, o Presidente do PSD referiu-se também à “sobreposição das cadeias de comando”. “Há comunidades intermunicipais que têm o rio Tejo ou o rio Douro a dividirem. (…) Há aqui várias áreas que são nebulosas”, apontou.
Luís Montenegro sublinha que os bombeiros conhecem como ninguém as condições de prevenção e “são a trave-mestra de todo sistema de combate”, pelo que “não podem estar numa posição subalterna e com dificuldades que lhes são impostas por omissão do Governo”. 
Para o líder do PSD, “aquilo que se exige ao Governo é que apresente soluções e tranquilize a comunidade com ações concretas que previnem a calamidade”.
 

Greves revelam o estado da saúde
A propósito da greve nacional dos enfermeiros, que reivindicam melhores condições de trabalho no Dia Internacional do Enfermeiro, Luís Montenegro salienta que “há, hoje, em Portugal, dificuldade em reter recursos humanos qualificados para estas carreiras” por falta de condições remuneratórias e de expetativas de progressão profissional.
A contestação social e as greves no setor público provam, segundo o líder do PSD, que “quase oito anos depois”, as políticas socialistas de António Costa agravaram a “perda de poder de compra e a perda de eficiência dos serviços”.