PSD quer ouvir dirigentes dos Fundos de Estabilização Financeira da Segurança Social e da Reabilitação do Edificado

28 de abril de 2022
Grupo Parlamentar Trabalho e Segurança Social

O PSD apresentou um requerimento a solicitar a audição, com caráter de urgência, dos dirigentes do Fundo Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) e Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE).

No documento, dirigido à Presidente da Comissão de Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, os sociais-democratas recordam que, desde 2017, o FEFSS tem vindo a afetar verbas ao FNRE. “Está em causa a afetação de 50 milhões de euros anuais ao FNRE, de cuja aplicação não há notícia ou conhecimento, que não a frase lapidar do seu Presidente em 23 de março de 2020 «Acabou, já não se faz mais investimento»”.

Durante este período, lê-se no requerimento, 300 milhões de euros foram desviados da sua função de garantir as pensões “para serem afetados ao Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, sem resultados sociais no terreno.”

Depois de, sem sucesso, tentarem obter explicações por parte da Ministra, a bancada do PSD pretende agora obter as respostas junto dos dirigentes destes dois Fundos.