PSD quer consagrar dia 25 de maio como “Dia Nacional dos Jardins” para celebrar Ribeiro Telles

14 de junho de 2022
Grupo Parlamentar Ambiente

O PSD defende a consagração do dia 25 de maio como “Dia Nacional dos Jardins”, uma forma de celebrar o legado de Gonçalo Ribeiro Telles na proteção do ambiente e na promoção da qualidade de vida.

Num Projeto de Resolução que deu entrada na Assembleia da República, os deputados do PSD afirmam que “Gonçalo Ribeiro Telles foi um visionário, um homem multifacetado de intervenção inquieta e permanente. Um pioneiro das políticas de Ambiente e Ordenamento do Território. Um político de visão coerente e arrojada, centrada na ecologia, na natureza e na dignidade da pessoa humana. Um democrata, defensor da liberdade e da tolerância.”

Nesse sentido, os parlamentares afirmam que institucionalizar um Dia Nacional dos Jardins, a 25 de maio de cada ano, data do nascimento de Gonçalo Ribeiro Telles, pode contribuir para celebrar o seu legado, mas também para “valorizar a importância dos próprios jardins, podendo servir para chamar a atenção para os seus problemas e carências, considerando os serviços ecológicos que prestam, bem como a sua relevância cultural e social.”

Esta iniciativa, surge na sequência de uma Petição dinamizada pela turma 10.º L do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, e poucos dias após a aprovação por unanimidade, na Assembleia da República, de um Voto de Saudação pelo centenário de Gonçalo Ribeiro Telles, que teve como propósito “evocar a memória desta figura marcante do século XX português, nomeadamente – mas não apenas - na área da arquitetura paisagística”.