PSD lamenta a redução das possibilidades de pesca para 2021

18 de dezembro de 2020
Grupo Parlamentar Mar Pesca

O Grupo Parlamentar do PSD lamenta o resultado do acordo do Conselho de Ministros Europeu das Pescas, no passado dia 15 e 16 de dezembro, sobre as possibilidades de pesca para o próximo ano. 

A negociação europeia alcançada representa uma inversão da tendência registada nos últimos anos para Portugal, através de uma redução das oportunidades de pesca para o ano de 2021 para os armadores e frotas nacionais.

O PSD reconhece a exigência das negociações face ao cenário proposto inicialmente pela Comissão Europeia, contudo vê com muita preocupação os efeitos que a anunciada redução das possibilidades de pesca, ao nível dos TAC, terá no sector nacional da pesca, já fortemente prejudicado pela crise económica resultante da pandemia Covid-19.

O PSD entende que apostar no Mar é, para além de explorar novas atividades promissoras, continuar a apoiar uma atividade basilar no nosso tecido económico, como é a pesca. Neste sentido, o PSD desafia o Governo a que desenvolva num futuro próximo outras negociações com o objetivo de promover novas oportunidades de pesca para que o país ambicione uma pesca sustentável, rentável e duradoura.