PSD quer saber quais prioridades para o Mar durante a Presidência do Conselho da UE em 2021

16 de dezembro de 2020
Grupo Parlamentar Mar

O Grupo Parlamentar do PSD entregou um requerimento, aprovado ontem em comissão parlamentar, para que o Ministro do Mar esclareça qual a estratégia do Governo na área do Mar em 2021 no âmbito da presidência do Conselho da União Europeia. 

Com a presidência do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021, está previsto que Portugal, através do lema “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”, “exerça uma Presidência positiva e flexível na obtenção de resultados concretos na recuperação económica, aprofundado uma Europa Resiliente, uma Europa Social, uma Europa Verde, uma Europa Digital e uma Europa Global”. 

Face a estes objetivos nacionais e comunitários, os social-democratas “entendem que os contributos de Portugal podem ser ainda mais profundos se se abordar as questões do mar em cada uma das áreas definidas. Na verdade, a extensão do mar português seja o Mar Territorial, a Zona Económica Exclusiva e a futura Plataforma Continental Alargada, tem por si só uma dimensão que eleva o debate e que poderá ser um marco diferenciador na presidência portuguesa”.