PSD defende medidas para “mitigar vício nas raspadinhas”

9 de junho de 2021
Grupo Parlamentar raspadinhas viciodojogo saudemental

O PSD pretende saber que medidas pondera o Governo adotar para “mitigar” a viciação crescente dos portugueses nos jogos instantâneos, como as “raspadinhas”, e que constitui um “grave problema de saúde pública”.

Num requerimento entregue no Parlamento e dirigido à ministra da Saúde, os deputados do PSD alertam que a “popularidade crescente” deste jogo instantâneo o tornou atualmente “num grave problema de saúde pública cuja ausência de políticas públicas merece a maior das preocupações”.

“Está o Governo a acompanhar o crescente número de pedidos de ajuda de pessoas dependentes deste tipo de jogo?”, perguntam os deputados sociais-democratas.

Além disso, os deputados do PSD questionam o Governo como compatibilizam os alertas dos especialistas “com a mais recente lotaria lançada pelo Governo para financiar a requalificação de património cultural”, a denominada raspadinha do património.

No requerimento, que tem como primeiro subscritor Adão Silva, líder parlamentar, os deputados do PSD citam um estudo da Universidade do Minho, segundo o qual, “cada português gastou, em média, cerca de 160 euros por ano, um valor bem acima do que gastou, em média, um espanhol, cerca de 14 euros”. “Os números elevados são agravados pelo perfil dos ‘jogadores’. São, segundo a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em 80% dos casos pertencentes a classes sociais baixas”, assinalam.

O PSD refere que tem havido “um aumento crescente do número de pessoas a pedir ajuda aos hospitais, ao Centro de Apoio a Toxicodependentes e a clínicas privadas”. “Os relatos dos especialistas confirmam a emergência deste problema de saúde pública, sobretudo num contexto de crise, vulnerabilidade e fragilidade, com pessoas a gastarem milhares de euros nestas raspadinhas”, referem, acrescentando que a estes se somam os impactos sociais.

De acordo com o estudo de dois pesquisadores da Universidade do Minho, as raspadinhas representam 50% do total das receitas de lotarias, tendo em 2018 representado 1.594 milhões de euros.
 
O PSD pergunta:

1. Está o Governo a acompanhar o crescente número de pedidos de ajuda de pessoas dependentes deste tipo de jogo?
2. Que medidas pondera o Governo adotar no sentido de mitigar este grave problema de saúde pública?
3. Como se compaginam os alertas dos especialistas com a mais recente lotaria lançada pelo Governo para financiar a requalificação de património cultural?