Gasoduto ibérico: PS tenta instaurar ditadura parlamentar

28 de outubro de 2022
Grupo Parlamentar corredorverdeenergia interconexoesenergeticas

O PSD acusou hoje os socialistas de quererem proteger o primeiro-ministro, inviabilizando um debate de urgência em plenário, na Assembleia da República sobre o novo acordo de interconexões energéticas. 
Numa declaração nos Passos Perdidos, no Parlamento, o deputado Duarte Pacheco denunciou a estratégia do PS, de ter travado um debate de urgência, em Plenário, sobre energia com António Costa, na passada terça-feira, mas agora proponha uma reunião em comissão com o ministro do Ambiente.
“É um exemplo de ‘quero, posso e mando’. Esta casa tem regras, mas também há formas de atuar e a forma de atuar do PS infelizmente já esta a passar a fasquia de um comportamento normal em democracia, passando a quase que uma ditadura parlamentar, que não é aceitável, nem compreensível”, afirmou o deputado aos jornalistas, lembrando que não é hábito marcar reuniões de comissões durante a discussão orçamental.
“É paradoxal que o PS para proteger, esconder o senhor primeiro-ministro, recuse de uma forma bruta, à maneira socialista, de quero posso e mando, a reunião plenária e esteja disponível para a reunião em comissão com o ministro do Ambiente”, argumentou Duarte Pacheco. 
O PSD não se opõe à reunião da comissão, insiste que o acordo de interconexões energéticas é um “mau acordo” e considera que deveria ser o primeiro-ministro a explicar, em Plenário, na Assembleia da República, o acordo assinado com França e Espanha para o designado corredor verde de energia.