Debate sobre Saúde: PS chumba todas as propostas do PSD

6 de julho de 2023
Grupo Parlamentar SNSportugal

O PS chumbou hoje os cinco projetos de resolução do PSD para a Saúde na Assembleia da República, medidas que os sociais-democratas consideram urgentes e necessárias para fazer face ao falhanço das políticas socialistas para o setor.

No final do debate, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, denunciou, em declarações aos jornalistas, o “rolo compressor da maioria absoluta para inviabilizar tudo aquilo que são propostas, mesmo em áreas onde o Executivo tem falhado, como é o caso da Saúde”.

Entre as várias propostas do PSD, chumbadas pelo PS, estão a cobertura de toda a população por médicos de famílias, com recurso aos setores privado e social quando é necessário, o reforço das redes nacionais de cuidados continuados e paliativos, medidas para reduzir os tempos de espera em consultas, cirurgias e exames, ou, por exemplo, a contribuição financeira de até 100% para os utentes com comprovada insuficiência económica no acesso ao medicamento.

Na discussão em plenário, Joaquim Miranda Sarmento destacou o “fortíssimo” contributo do PSD para o SNS nos vários governos sociais-democratas.