Covid-9: PSD defende vacinação com duas doses para infetados recuperados

2 de julho de 2021
Grupo Parlamentar vacinação covid19 pandemia

O PSD apela ao Governo para que siga a orientação do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) e adote o esquema vacinal completo (duas doses) para pessoas que já tenham contraído o vírus Sars-Cov-2, reforçando com uma segunda dose aqueles que já foram vacinados. Na prática, o PSD entende que o processo de vacinação deverá seguir os mesmos critérios de prioridade aplicados no plano de vacinação contra a covid-19, mediante a disponibilidade de vacinas.

Em requerimento, os deputados do PSD frisam que “perante a ausência de prova científica dobre a eficácia de uma dose única de vacina em indivíduos previamente infetados com o Sars-Cov-2, sobretudo no que respeita à variante Delta, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças recomenda a administração de duas doses de vacina contra a covid-19 a pessoas de risco, mesmo que tenham estado anteriormente infetadas com o Sars-Cov-2”. O PSD sublinha que “a decisão de administrar uma ou duas doses de vacina a pessoas que tenham contraído o vírus cabe a cada Estado-Membro, mas a maioria já tinha optado por administrar um esquema vacinal completo. Portugal é um dos 10 países em que a opção recai sobre uma dose única”. 

O grupo parlamentar do PSD considera que “seria importante que o Governo decidisse seguir a recomendação do Centro Europeu de Doenças e estendê-la a toda a população de pessoas previamente infetados, como é a prática na maioria dos países europeus, confiando na possibilidade de estar a reforçar o seu sistema imunitário contra um vírus que cada vez se propaga mais rapidamente e se torna mais transmissível”.