PSD quer ouvir ex-Diretor-Geral do Património Cultural no Parlamento

O Grupo Parlamentar do PSD entregou um requerimento para que o ex-Diretor-Geral do Património Cultural, Engenheiro Bernardo Alabaça, seja ouvido, com carácter de urgência, na Comissão de Cultura e Comunicação.
No documento, o PSD dá conta do facto de a Ministra da Cultura ter exonerado Bernardo Alabaça, nomeado Diretor-Geral do Património Cultural há pouco mais de um ano, alegadamente e segundo fonte do Ministério da Cultura, por considerar que a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) está "inoperacional".
Recorde-se que a chegada de Bernardo Alabaça à Direção Geral do Património Cultural em fevereiro do ano passado, fortemente contestada por várias entidades do sector, foi na altura justificada pela Ministra da Cultura por ser a escolha necessária a apropriada de alguém com o perfil adequado aos desafios dum novo ciclo de políticas públicas para o património cultural e para as artes.
Alguns dos que criticaram a nomeação de Bernardo Alabaça, vêm agora dizer publicamente que a sua demissão é "lastimável", que se trata de uma “demissão totalmente política de quem procura um bote salva-vidas” e que “a ministra tem de colocar a mão na consciência e assumir que os problemas começam no Ministério, por falta de estratégia e de execução".
Para o PSD, “importa clarificar esta súbita mudança de opinião e convicção da Ministra da Cultura, já que o Ministério que tutela se tem caracterizado por uma absoluta e permanente falta de visão, estratégia e acção cuja responsabilidade é exclusivamente da Senhora Ministra”.