Veto do Presidente da República: António Costa tem uma política de habitação contra o País

21 de agosto de 2023
PSD Habitação

Esta segunda-feira, em Bragança, Luís Montenegro reagiu ao veto do Presidente da República ao programa “Mais Habitação” do Governo Socialista e destacou que as políticas de habitação deste Governo são contra o País.

Para o líder social-democrata, o “Governo errou” e António Costa tem de ter a “humildade” de pedir desculpa ao país e “começar do zero”:

O Governo errou. O doutor António Costa tem de ter humildade e dizer ao país: ‘errei, peço desculpa. Estou aqui para começar do zero’. Se o doutor António Costa tiver esta humildade, eu, como líder da oposição, tenho também a humildade de me colocar ao lado do Governo, a favor dos portugueses”, referiu Luís Montenegro no âmbito do primeiro dia do programa “Sentir Portugal em Bragança”.

Perante o veto, o Governo tem duas soluções segundo Luís Montenegro: "ou mantém a sua teimosia e vai confirmar no parlamento o objeto destes diplomas e, porventura, dar ao país, como o Presidente da República diz, algo que não se vai executar e que nunca atingirá os objetivos" ou "faz aquilo que se impõe a quem quer governar a favor das pessoas". Isto é, “rasgar o que fez até agora e recomeçar do zero um programa de habitação, para valorizar o acesso à habitação dos jovens, dos casais que têm menos recursos e até da classe média”, disse.

Para tal, o Governo “pode contar com o PSD”. Se António Costa tiver “humildade democrática”, vai usar muito do que o maior partido da oposição já apresentou, a seu tempo e antecipadamente, sobre políticas de habitação”. E, para tal, o PSD tem uma equipa preparada que pode ajudar o Governo.

Sentir Portugal em Bragança decorre de 21 a 23 de agosto. 

Bragança é o 12º distrito escolhido por Luís Montenegro, na sequência do compromisso que assumiu no 40.º Congresso, de passar uma semana por mês, nos diferentes distritos de Portugal.