Venezuela: Rui Rio recebeu Leopoldo López e exorta o Governo português a ajudar a promover a realização de “eleições livres”

12 de maio de 2021
PSD venezuela venezuelalivre democracia leopoldolopez

Rui Rio recebeu Leopoldo López, líder da oposição na Venezuela, esta quarta-feira, na sede nacional, em Lisboa. O Presidente do PSD manifestou solidariedade política ao povo venezuelano, através do dirigente do partido venezuelano Vontade Popular, esperando que possam decorrer eleições livres e democráticas naquele país. 

“Os níveis de pobreza na Venezuela são brutais. Enquanto não mudar o regime político, ou pelo menos houver eleições verdadeiramente livres democráticas, não há esperança de mudar o que quer seja na Venezuela, designadamente ao nível social, que é aquilo que mais deve preocupar as pessoas. Aquilo que a oposição está a reclamar, que haja uma ajuda internacional para que haja eleições livres e democráticas, é o primeiro passo para haver uma mudança. Haver eleições, onde as pessoas são perseguidas, são farsas eleitorais que a Europa não pode aceitar”, afirmou Rui Rio, após o encontro.

O Presidente do PSD declara “apoio” à causa do povo venezuelano, que clama por direitos políticos e a instauração de um modelo democrático, e exorta “o Governo português para, no quadro europeu, ajudar a Venezuela a fazer o caminho que se impõe”.

Político e economista, Leopoldo Eduardo López Mendoza, tem 50 anos, é coordenador do partido opositor venezuelano Vontade Popular. É um dos rostos mais conhecidos da oposição na Venezuela, foi autarca de Chacao, arredores de Caracas. Perseguido pelo regime venezuelano, Leopoldo López reside com a família em Espanha.