Só António Costa pode resolver o impasse nas negociações com os professores

19 de março de 2023
PSD

“Faço um apelo para que o Primeiro-ministro tome em mãos este assunto dos professores. A bem da educação, da carreira dos professores, mas também a bem do interesse dos alunos e das suas famílias”, afirmou hoje o Presidente do PSD. 

Luís Montenegro falava à imprensa à margem das Jornadas Construir Alternativa, em Vila Real, sobre o impasse que se tem verificado nas negociações dos professores com o Ministério da Educação. 

O líder do PSD vê “com muita preocupação que o impasse vá caminhando sem fim à vista”, pois estamos “no meio de um processo negocial que não vê a luz do dia por inflexibilidade do Ministro e do Ministério da Educação e também do Primeiro-ministro”. 

Para o setor da Educação, Luís Montenegro considera essencial que se possa ganhar “mais tranquilidade” ao mesmo tempo que “os professores possam reganhar a motivação e o sentido de justiça que lhes faculta a possibilidade de dar as aprendizagens aos alunos”. 

“O que tem acontecido nos últimos anos é que os alunos portugueses estão a ser prejudicados pela instabilidade que o Governo não é capaz de travar no setor da Educação. O que eu posso incitar o Governo a fazer é arrepiar caminho, é tentar dar aos professores uma resposta que, mesmo que não seja plena, possa ser suficiente para que abandonem este período de luta mais intensa e possam permitir que os alunos não saiam penalizados”.