Rui Rio: “votem contra aqueles que são responsáveis” pela repetição das eleições

25 de fevereiro de 2022
PSD emigrantes eleicoeslegislativas

Rui Rio lamenta as circunstâncias que levaram à anulação de mais de 80% dos votos dos emigrantes do círculo da Europa nas legislativas de 30 de janeiro e diz compreender que os portugueses no estrangeiro se sintam incomodados com o que se passou e tenham, por isso, de votar novamente.

Em entrevista à rádio RTV Lusa, em Londres, esta sexta-feira, o Presidente do PSD criticou a posição do PS nesta matéria. “Com que intenção é que os delegados do Partido Socialista atiram com os votos que sabem que não são válidos para o meio dos outros num completo desrespeito por todos, principalmente por aqueles que cumpriram a regra”, questionou.

Rui Rio apela aos eleitores que penalizem o PS como protesto pela forma como agiu em torno deste processo e que culmina na repetição das eleições. “Uma das boas respostas dos portugueses que estão a viver na Europa e que vão votar nos seus deputados – estão em causa dois deputados que representam estas comunidades todas na Europa – é em dar ali uma ensinadela a ver se as pessoas percebem que mentir e não cumprir as regras não surte efeito”, afirmou.

Rui Rio explicou que o PSD formalizou uma queixa-crime contra os membros das mesas de apuramento dos círculos da emigração que “se opuseram à separação de votos” válidos e inválidos nas legislativas, considerando estarem em causa crimes eleitorais de falseamento da verdade. 

O Presidente do PSD considera o voto eletrónico “uma boa solução”, mas insistiu que tem de envolver na mesma o uso do cartão de cidadão como identificação.

Durante a entrevista à rádio da comunidade portuguesa em Londres, Rui Rio defendeu o aumento do círculo eleitoral da Europa para três deputados, em vez de dois, “porque tem muita gente, há cada vez mais portugueses a viver fora de Portugal, propriamente dito, na Europa”.

Sobre os problemas de atendimento no consulado, onde o tempo de espera pode estender-se a vários meses, defendeu novas instalações para o Consulado Geral de Londres, “mais gente a trabalhar, mais eficácia administrativa”. “A casinha onde está o consulado pode ser simpática e muito agradável, não é feia, mas não é funcional para os serviços que pretendem”, especificou.

O Presidente do PSD encontra-se em Londres para uma visita de dois dias em campanha para as eleições legislativas. Esta tarde, visita o Consulado Geral de Londres, seguindo-se o contacto com cidadãos e negócios portuguesas no chamado “Little Portugal”, a área no município de Stockwell onde residem muitos emigrantes e estão concentrados vários estabelecimentos comerciais portugueses. À noite, o Presidente do PSD participa num jantar comício com militantes. No sábado, visita as associações portuguesas, do Grupo Cultural de Londres, e reúne com os conselheiros das comunidades portuguesas.