Rui Rio: PS “mente” para esconder responsabilidades na contagem dos votos da emigração

2 de março de 2022
PSD emigracao legislativas2022

Rui Rio acusa o PS de mentir aos emigrantes ao dizer que foi o PSD que provocou a repetição das eleições no círculo da Europa. “O Partido Socialista tem dito que tudo isto aconteceu por força de uma queixa do PSD e isso é mentira. O PSD reclamou no início, antes dos votos contados, quer no círculo da Europa, quer no círculo fora da Europa, dizendo que os votos que não traziam o cartão de cidadão não deviam contar”, afirmou Rui Rio.

Em Paris, no domingo, o Presidente do PSD lamentou o conjunto de “mentiras” do PS e que visam esconder as suas responsabilidades no apuramento dos votos da emigração. “Isto de mentir é uma coisa assim muito grave? Eu tenho a dizer que o que há de mais vulgar na política é mentir-se no dia-a-dia. O próprio Partido Socialista, mesmo na campanha eleitoral, mentiu imenso e no fim ganhou as eleições, portanto, se calhar mentir é uma coisa vulgar, infelizmente. Eu não minto”, declarou.

Entrevistado pela Rádio Alfa, Rui Rio afirmou que apesar de compreender a “revolta” dos portugueses que vivem no círculo eleitoral da Europa, é importante que todos possam votar. “Espero que as pessoas façam o esforço de votarem uma segunda vez. É inadmissível este desrespeito por quem votou”, referiu.

Rui Rio criticou a degradação dos serviços públicos e que atinge também o funcionamento dos consulados de Portugal, e que “nos últimos seis anos foram abandonados” pelo Governo. 

Rui Rio defende ainda a “afirmação a língua portuguesa no mundo”, enquanto “primeiro veículo” de ligação dos portugueses e lusodescendentes ao nosso país. 

Rui Rio esteve com as comunidades portuguesas no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Paris, almoçou depois com membros da Comissão Política da secção do PSD de Paris e visitou à tarde o monumento de homenagem aos portugueses em Champigny-sur-Marne, nos arredores da capital francesa. 

Maria Ester Vargas: “Quero ser uma voz dos portugueses no estrangeiro”
A candidata do PSD pelo círculo da Europa, Maria Ester Vargas, defende que as comunidades portuguesas no estrangeiro precisam de mais apoio e de informação.

Durante uma visita a Londres com o Presidente do PSD, Maria Ester Vargas lembrou que foi adida social na embaixada de Berna, na Suíça, durante seis anos, desde 2015, e foi nesse “contacto estreito com comunidade” que ganhou uma maior perceção dos problemas dos emigrantes no acesso à informação. “Quero ser uma voz dos portugueses no estrangeiro”, declarou. 

Durante esta deslocação, Maria Ester Vargas enalteceu o papel das coletividades portuguesas no Reino Unido. “É preciso apoiar as associações para as dotar de informação. Para além de ponto de encontro, podem dar o apoio necessário às comunidades. Ao mesmo tempo, devem garantir uma partilha da cultura [com as sociedades onde estão inseridas], para que não se tornem em 'guetos'”, vincou.

As eleições legislativas no círculo da Europa terão lugar dias 12 e 13 de março e os votos por via postal serão considerados, se recebidos até 23 de março.