Rui Rio: PS “deturpa” propostas do PSD para “amedrontar as pessoas”

17 de janeiro de 2022
PSD legislativas2022 propostas

Rui Rio acusa o PS de “deturpar” as propostas do PSD e de insistir na mentira, como a privatização da Segurança Social, para “amedrontar” os eleitores. “E quando eles (PS) sentem que podem perder começam sempre da mesma maneira, começam a deturpar aquilo que nós dizemos e, em vez de darem as suas propostas, começam a deturpar as nossas”, afirmou Rui Rio, num discurso dirigido às centenas de apoiantes e militantes que se juntaram no domingo à tarde em Barcelos, no arranque oficial da campanha eleitoral.

Rui Rio dá como exemplo a mentira de o PS andar a dizer que o “PSD vai querer privatizar a Segurança Social”. “Nunca o PSD disse isso, sabem que não dizem, mas como não têm propostas concretas deles próprios tratam de mentir com as propostas dos outros, ninguém vai privatizar segurança social nenhuma”, reforçou.

Garantiu que aquilo que o PSD quer é “assegurar as pensões de hoje, como inclusive as de futuro” e que “ninguém vai privatizar Segurança Social nenhuma” e “ninguém vai por o futuro das pensões das pessoas na bolsa”. “Isso eu disse claramente na televisão, o PS ouviu-me a dizer isso, mas insiste nessa mentira para tentar amedrontar as pessoas”, frisou.

Rui Rio sublinha ainda que o PS “também diz”, apesar do programa do PSD “ser mais do que claro”, que os sociais-democratas querem “pôr os Portugueses a pagar o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”. “Não pagam e não vão continuar a pagar e o PS sabe disso, mas quer mentir e amedrontar as pessoas, não é forma de fazer campanha eleitoral e eu espero que isto mude”, frisou.

Para o líder do PSD, a “cereja em cima do bolo, do bolo que eles (PS) servem aos portugueses sempre que estão a ver que podem perder as eleições, são as sondagens”. “De cada dia que passa quanto mais subimos, mais sondagens fazem a dizer que a distância cada vez é maior”, apontou, lembrando as recentes eleições autárquicas em Lisboa, bem como a sua eleição no Porto. Rui Rio entende que “tem que haver mais decência nisto, porque não é forma de fazer campanha eleitoral”.

O Presidente do PSD apelou, precisamente neste início de campanha, a que "cada partido defenda as suas propostas e não ande contar mentiras sobre as propostas dos outros”. “É esse o apelo que eu faço a todos os partidos e, em particular ao PS que, nessa matéria se tem revelado aquele que tem sido pior, não é o único, mas é aquele que tem sido pior. Vamos fazer uma campanha pela positiva, cada um que defenda as suas propostas e deixe os outros defenderem as deles, sem vir mentir às pessoas, sem vir meter medo às pessoas”, assinalou.

A caravana social-democrata participou depois numa arruada pelo centro de Barcelos, sempre com centenas de simpatizantes, muitos de bandeira do PSD em punho. Em frente à sede do PSD de Barcelos, terra onde, como Rui Rio Fez questão de lembrar, Sá Carneiro tinha uma forte ligação, o discurso de Rui Rio foi muito aplaudido, várias vezes interrompido por cânticos como “vitória, vitória” ou “PSD, PSD, PSD”.