Rui Rio: “Primeiro-Ministro deve explicar” se sabia do envolvimento de associações pró-russas no acolhimento a refugiados ucranianos

11 de maio de 2022
PSD refugiadosucranianos cmsetubal

Rui Rio pretende saber se o Primeiro-Ministro tinha conhecimento do envolvimento de associações pró-regime russo na receção a refugiados ucranianos, através de relatórios fornecidos pelo Serviço de Informações e Segurança (SIS). Para o líder do PSD, “tudo leva a crer” que António Costa foi informado e “nada fez” ou “não valorizou as informações”.

“Neste momento, o mais relevante é que venha a público – tanto faz que seja no Parlamento, em São Bento, onde entender – que venha a público dizer se sabia ou não sabia e se sabia porque não agiu”, afirmou.

No final da reunião da Comissão Política Nacional o PSD, esta terça-feira, Rui Rio classificou como “uma vergonha para o país que ucranianos que estão a fugir da Rússia cheguem a Portugal e sejam interrogados por pessoas ligadas ao regime” de Moscovo, considerando que tal representa “um grosseiro falhanço do Estado”.

“Nós temos uns serviços de informações que estavam a acompanhar a associação em causa [Edinstvo], esse serviço de informações informou o Governo ou não informou o Governo? Se não, obviamente incumpriu funções e tinha de haver demissões”, afirmou.

Rui Rio sublinha que, caso não sejam dadas explicações públicas por António Costa, o PSD poderá apresentar um requerimento para que o Primeiro-Ministro compareça a uma sessão plenária específica no Parlamento.

“Vamos acreditar que Primeiro-Ministro vem a público em breve esclarecer direitinho o que se passou: sabia ou não sabia e fez isto assim e assim”, resumiu. 

Rui Rio entende que “quanto mais tempo o Primeiro-Ministro demorar a explicar, mais o caso se vai arrastar e pior será para o próprio Governo”. “É estranho que nada tenha sido feito”, disse.

A Comissão Política Nacional do PSD emitiu um comunicado sobre os acontecimentos vindos a público relativamente ao acolhimento de refugiados ucranianos.