Rui Rio em Lisboa: “PS está a tentar incutir medo” nos portugueses

18 de janeiro de 2022
PSD legislativas2022 Lisboa

No final de uma arruada muito participada na Avenida da Igreja, em Lisboa, esta segunda-feira, Rui Rio criticou o secretário-geral do PS por “tentar incutir medo” nos portugueses com “o papão da direita”. Rui Rio espera que o PS faça uma campanha “com base nas suas propostas”, sem “deturpar as ideias do PSD”, caso contrário “António Costa vai continuar a falar sozinho”. 

“O que o PS tem feito não é apresentar as suas propostas, é procurar dizer que nós propomos o que não propomos. Hoje recuperou a ladainha da prisão perpétua, se for assim vai ficar naturalmente a falar sozinho”, afirmou.

Acompanhado por Carlos Moedas, Rui Rio acusou António Costa de “estar a tentar incutir medo aos portugueses a dizer que, se ganhar o PSD, vem aí o papão da direita”. “O que queremos é um Serviço Nacional de Saúde melhor e não que os portugueses paguem a saúde em dobro – pelos impostos e quando vão ao hospital – e muito menos queremos a privatização da Segurança Social. Queremos uma Segurança Social pública que garanta não só as pensões atuais, como futuras”, explicou.

Rui Rio apelou ao PS e a António Costa para, em vez de andarem a deturpar a mensagem do PSD, defendam as ideias que têm para o país. “Não é a primeira vez que o PS faz isto, espero que a campanha ganhe elevação, que o dr. António Costa faça as propostas dele, critique as minhas de que discorda, tal como eu criticarei as dele. Não vou inventar aquilo que ele não disse, os meus argumentos contra o PS são na base do que o PS fez e quer fazer, e não do que o PS não faz”, afirmou.

Perante a adesão enérgica e participada das pessoas às iniciativas de campanha do PSD, Rui Rio conclui que está em marcha uma “dinâmica” de mudança. “Já fiz muitas campanhas, como tenho dito sou quase um profissional de eleições, sei que no fim aprecem sempre mais pessoas. O facto de aparecerem no início é significativo”, apontou.

Carlos Moedas considera que a mobilização do PSD em todo o país mostra “uma dinâmica de mudança e que as pessoas estão cansadas do sistema”. “Sinto na rua o que já sentia como candidato à Câmara Municipal de Lisboa: que as pessoas querem essa mudança, e sobretudo o projeto para o país que o PSD tem. É por isso que estou aqui a apoiar Rui Rio e o PSD, temos de mudar”, justificou.

Além de Carlos Moedas e de Ricardo Baptista Leite, marcaram também presença na arruada vários dirigentes do PSD, como Joaquim Sarmento, Isabel Meirelles, Pedro Roseta, Filipa Roseta, o antigo chefe da Casa Civil de Cavaco Silva, Nunes Liberato, além de vários deputados e figuras da Distrital e da Secção do PSD de Lisboa. 

A comitiva do PSD estará esta terça-feira nos distritos de Setúbal e de Castelo Branco.